Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

domingo, 24 de abril de 2011

Tudo é lindo em nome do amor


Por não entender o significado, intrigava-me a expressão antiga, muito falada nas comunidades rurais e tanto enfeita a última flor do lácio, inculta e bela: Pra mode.
Pra mode o que você corre tanto? Tenho que apressar o passo pra mode eu chegar antes da chuva! O Zé foi carpir a roça pra mode semear o milho...

E não havia modo pra mode eu entender o pra mode... A expressão simplesmente não fazia falta alguma nas orações mas era – e é – usada com rigor tibetano.

Até que um dia – bela apresentação sobre a Lusitana Língua Mãe! – descobri a palavra – chave que desvendaria esse mistério que cerca a expressão intrigante : corruptela!

Corruptela pode ser entendida como a deformação de palavras, originada pela má compreensão/audição e sua posterior reprodução. Muitos vocábulos e palavras de nossa língua formaram-se a partir de corruptelas, como por exemplo, o pronome você, originado por várias corruptelas de "Vossa Mercê": Vossa Mercê, Vosmercê, Vosmicê, Vancê e finalmente você, ocê e cê.

Bom, explicações técnicas à parte, vamos retomar a expressão misteriosa, pra mode esclarecermos os fatos. Pra mode entender o uso da expressão foi necessário saber que é uma corruptela da expressão “por amor de”, já em desuso, mas tão prenhe de sentimento, de sensibilidade, de pureza que chega a emocionar! Tudo é lindo em nome do amor... Por amor de que você corre tanto? Tenho que apressar o passo por amor de eu chegar antes da chuva! O Zé foi carpir a roça por amor de semear o milho... Fazer tudo por amor! Será que não é disso que estamos precisando pra mode sermos mais felizes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário