Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os cheiros de minha terra


O cheiro doce da canjica incensa o ar. Bandeirolas coloridas tremulam ao vento frio das noites de junho em Barão de Cocais. A fogueira, a cada ano mais bonita e crepitante, ganhou um cercadinho eucalipto para evitar aglomerações muito próximas e proteger os transeuntes de quaisquer acidentes.

A panela de milho cozido convida a uma parada mais demorada, o leite ferrado da barraca da pastoral da criança lembra cozinha de avó e as cocadas do Davi... Humm são inigualáveis!

Toda região da quermesse assopra aromas diversos que despertam o paladar em todas as suas potencialidades. Os churrasquinhos, caldos de todos os tipos, sanduíches, quentão, feijão tropeiro e tudo que boca desejar está ali, em honra a São João Batista, celebrando a vida, celebrando a fartura, celebrando a prosperidade!

A festa do padroeiro expulsa os casacos dos guarda-roupas, exalam perfumes e naftalina e tornam as mulheres mais elegantes (exceção feita a algumas mocinhas de gosto duvidoso e moral em formação, com seus micro vestidos e mini mini-blusas... Horríveis em seu desengonço!).

Igreja, poder publico e privado dão-se as mãos para a realização do jubileu, que celebra o padroeiro e o aniversário da cidade.

É tempo de alegria, de acolhimento, de banda de musica e fogos de artifício! É tempo de rever velhos conhecidos, de dançar forró e reinventar a quadrilha singela dos tempos de outrora.

A cidade comemora seus séculos, a fé se revigora nos pés descalços sobre as brasas e os balões se desprendem dos dedos miúdos para alcançarem os céus salpicados de estrelas.

O pipoqueiro se aperta entre a fila de gulosos olhares e a parede suntuosa da igreja. Maçãs do amor são mordidas vagarosamente, petrificadas de caramelo. Ao longe, ouve-se a voz repetida do cantador de bingo... Mais um frango assado se despede da mesa e vai de encontro ao ganhador da rodada. É noite de São João em Barão de Cocais.

2 comentários:

  1. Parabens, Regina!
    Muito boa sua descrição olfativa de nossa Barao de Cocais. Ainda bem que você nao optou por descrever os cheiros de nossos rios ou da usina Gerdau...
    Voce escreve muito bem.

    Heraldo de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Ah! que delícia adoro tudo isto! para min e a melhor época do ano, festa junina,quermecias... de tudo BOM! mARLENE ANGÉLICA

    ResponderExcluir