Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

sábado, 4 de junho de 2011

Os mistérios de Clarice *


Os homens pequenos...Que andar irritante possuem!

As pernas não acompanham a velocidade do desejo que têm de caminhar. São insistentes! A estrada quase sempre muito longa e as pernículas loucas em movimento sincronizado.

O sol projeta dos homens pequenos, grandes sombras; noutras vezes, torna-os ainda menores! Não seria o sol, talvez, a própria sombra de homens iluminados? Por que motivo para olhá-lo temos de estar mascarados? Por que o sol não se permite ser visto a olhos nus?Por que nos obriga a baixar os olhos e pender a cabeça ao invés de erguê-los?

O gato preto tem olhos amarelos cortados por uma pequena linha escura... É apavorante! Por certo o astro rei teme alguma descoberta e quando nos mascaramos sob os óculos escuros, fazemos seu jogo medíocre para que seu castigo não venha a ferir-nos as retinas... Gatos não usam óculos, nem bonés, nem guarda-sóis... por isso têm olhos de pavor, por isso são tão assustadores!

Faço parte do time dos pequenos e insistentes caminhantes.

Não sou do dia. Não gosto das sombras e não faço questão de olhar de frente o sol. Brilho por brilho, prefiro o da lua... Linda, majestosa, deslumbrantemente perfeita sobre o céu escuro. Mesmo que o corpo clame - e clama!- pelo sono, é certo que dormir, à noite, é o mesmo que perder tempo.

À noite não carecemos de máscaras para ver o céu. À noite não temos sombras que nos provocam a ilusão de repentino crescimento ou achatamento total. À noite, todos os gatos são pardos, mas nem todos os olhos amarelos. Meus olhos, tais como os de Clarice, são verdes, mas de um verde tão escuro que todos pensam serem pretos.

...................................................................................
*Texto recuperado. Escrito e publicado por mim em algum lugar e tempo passados. Atualizado para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário