Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sobre saudades e reencontros


Mês de julho é um mês inquietante. Um mês de clima frio e ambientes aconchegantes, farra de crianças em férias, alarido do vendedor de algodão doce, e uma atmosfera diferente que invade Barão de Cocais no sétimo mês do ano. Por todos os lados percebe-se brotar um evento cultural, que visa à reunião de amigos em torno da celebração da alegria e do orgulho de ser Pé de Pomba!

Ser Pé de Pomba não é apenas nascer ou viver em Barão de Cocais. É se comprazer em carregar no sangue a cor do minério, é trazer o brilho do esmeril das serras no olhar, é ter a simplicidade de pedir a bênção aos pais, é comer angu com couve, taioba ou ora-pro-nobis, é se embriagar de música, teatro e literatura, é ir a exposições de arte, participar de oficinas, bater pelada com os amigos, torcer pelo Metalusina ...

Ser Pé de Pomba não é mais ter as canelas vermelhas de poeira de minério, mas ter todo interior irrigado pelo sangue rubro dos que são corajosos, ousados, persistentes!É ter o coração forte para o reencontro de velhos amigos que há muito estão distantes e, por que não, esquecidos, é ter o sorriso cheio de dentes e de acolhidas!

Ser Pé de Pomba é aguardar, ansiosamente, a realização de cada espetáculo no circo teatro, é enfrentar filas pra pegar ingresso e torcer pro publico fazer bonito, com palmas e entusiasmo, gritando bárbaro... Pedindo bis!
Ah, ser Pé de Pomba é ter os pés vermelhos firmes nesta terra, é voar longe,mas sempre ter a certeza de voltar pra casa...

E casa arrumada dá muito gosto. Seja bem vindo ao Circuito Cultural 37ª Festa dos Pés de Pomba!

4 comentários:

  1. Ola menina escritora,
    Saudades, casa arrumada, gente de Barão! Isso tudo é muito bom!
    Que bom descobrir o seu blog! Nao a conheço mas reconheço o seu talento promissor.
    Parabéns pela qualidade dos textos postados. Voltarei !
    Custodio Moreira

    ResponderExcluir
  2. Estive em Barão até hoje... Uma pena que nunca posso ficar para o show da Bartucada. Entrei na net para ver o que mais estava perdendo com relação a festa dos pés de pomba e encontrei este blog fabuloso!
    Parabéns Regina! Continue postando esses textos tão bem produzidos. Voce deveria divulgar os seus trabalhos para que mais pessoas tenham acesso a essas maravilhas. Gostei demais.

    Orlando Rodrigues - Lando

    ResponderExcluir
  3. ola amiga escritora eu nao sou de barao de cocais e ainda nao o conheco barao de cocais mais tive o privilegio de conhecer uma grande escritora que nos faz alenbrar das grandes e pequenas coisas esquecida como por expl de pedir bencas aos pais e ainda poder comer um angu com taioba e oraponobeseu cada dia estou revivendo as coisas mais belas que existem en nossa querida mg atraves dessa grande escritora

    a obrigadoo por vc existir e nao deixar nossa cultura ter fim......

    ResponderExcluir