Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Crisálida


A vida é feita de ciclos. Isso todos sabem. O que poucos sabem é reconhecer esses ciclos na prática, é reconhecer-se na metamorfose própria de cada ciclo.

Metaforicamente, borboleteamos durante toda a vida! Passamos por cada etapa de nossas vidas seguindo os mesmos ciclos de vida da borboleta: 1) ovo / fase pré-larval 2) lagarta;3) pupa / que se desenvolve dentro da crisálida;4) imago / fase adulta

A Borboleta passa a maior parte da vida em estado de larva (lagarta), alimentando-se de folhas. Enquanto crescem e se desenvolvem, as lagartas trocam várias vezes de pele até se transformarem em pupa, ou seja, quando sua pele endurece e forma um casulo.

No interior do casulo (crisálida), a pupa não se alimenta, move-se raramente e transforma-se em Borboleta adulta.

Após um período que pode variar de duas semanas até vários meses, segundo a espécie, a Borboleta rompe o casulo.

Geralmente, quando surge uma nova situação, podemos considerar que estamos na fase 1 da metamorfose. Enquanto digerimos a nova situação e tentamos – em vão- obter respostas vivemos a fase 2. Aí percebemos que é preciso dar tempo ao tempo e nos recolhemos para não tomar atitudes precipitadas (fase 3). Após um relativo período em que a poeira se assenta e conseguimos amadurecer com a nova situação, saímos prontos para viver de uma nova maneira, melhor e mais bonitos! (fase 4)

A cada novo ciclo adquirimos mais resistência e novas roupagens. Somos diretamente afetados pelas mudanças e somos renovados por cada uma delas.
As borboletas são símbolos de liberdade, alegria, leveza, ligeireza, riqueza... No Brasil, sonhar com borboletas é bom presságio(no jogo do bicho corresponde ao número 4), Nos EUA, soltar borboletas num casamento ou divórcio significa disponibilidade para uma nova vida; Na china, a mulher é simbolizada pela borboleta, por sua especial ligeireza e delicadeza;Na França, uma borboleta é anúncio de boas novas; Na Grécia as borboletas são diretamente ligadas à evolução espiritual.

Entendo que, por seu simbolismo e beleza, minha irmã Luciana as ame tanto! Seu quarto é quase um borboletário artificial; Sua pele as tem marcadas para todo o sempre... Ela própria uma metamorfose em evolução... Hoje muito mais bonita que quando ovo ou larva. Hoje adulta, livre, madura, soberana e voejante.

Um comentário:

  1. Lindo... O ser-borboleta é quase um estado espiritual e deve ser cativado sempre, para o bem pessoal e coletivo.

    ResponderExcluir