Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Alma em Plumas



Uma vida é um pulsar frenético dos pulmões e do coração. Tive, certo tempo atrás, uma vida em minhas mãos... Um nada, um nadica sem peso nem tamanho, uma pequenina alma revestida de uma plumagem indescritivelmente colorida.

Um beija-flor.

 Vítima de um acidente de percurso, tombou mortalmente ferido e por horas teve o socorro e a atenção possíveis de alma semelhante, que ama a natureza o céu e a liberdade...

Algumas gotas de néctar e a vida volta a pulsar. Respiração ofegante e alma desprendendo das penas, a morte ronda paciente aquele nada que roubou minhas horas e meu sono. Resistia, ameaçava voar, cansava-se, dormia...E meu olhar atento já amava aqueles olhinhos redondos que, às vezes, buscavam reconhecimento do ambiente que lhes era estranho.

Ao prenúncio do dia dera sinais de despertar. Pus-me a contemplá-lo com ternura e a mim, parecia estar bem.

 Pregara-me uma peça.

Pela manhã apenas as plumas repousavam sobre a caixinha marrom. A alma se desprendera com o raiar do sol e eu nunca mais serei capaz de olhar um beija-flor com os mesmos olhos que os viam antes. Sei agora que são apenas lindas almas que voam e que precisam de doçura para seguir seu rumo. Ternura não lhes basta. Meus olhos têm sabor salgado de lágrimas

... ...............................................................................  

*Ao receber uma mensagem de João Candido, lembrei-me de um fato ocorrido e registrado que agora volto a expor. Obrigada João!! Texto recuperado. Escrito e publicado por mim em algum lugar e tempo passados. Atualizado para o blog.

3 comentários:

  1. Que bom nao ter ido dormir sem ler voce, Regina Celia!
    Um colibri nas mãos é sonho de muitos... Alma em plumas! Isso sim é privilégio de poetas. parabéns mais uma vez. Nao me canso de repetir o quanto voce escreve bem para nossa alegria!!!

    Lemos

    ResponderExcluir
  2. Re,

    Eu adoro tudo o que escreve, parece que sua alma bela e vívida atua de maneira esvoaçante como esse beija-flor. Beijos e obrigado pela citação, senti-me lisonjeado.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto, também vi o vídeo, perfeito. Sei que usas o termo "alma" de forma figurada, pois na verdade o termo referendo-se ao pássaro so deveria ser usada mesmo de forma figurada.
    Att
    Malu

    ResponderExcluir